Lesão do Cruzado Anterior sob uma nova perspectiva
O tema cruzado anterior segue sendo motivo de estudos e reflexões no Grupo de Joelho de Ribeirão Preto.
Em reunião com 95 participantes, no dia 23 de Maio, foi abordado o valor da avaliação multidisciplinar na tomada de decisões quanto ao tratamento de pacientes com lesão do cruzado anterior.
A reunião foi aberta pelo Dr. João Bourbon, que apresentou a todos a controvérsia atual sobre qual a melhor técnica para a realização do túnel femoral nas reconstruções.
Na sequência o Dr. Paulo Tadeu Prado apresentou aspectos práticos e novas técnicas de avaliação do cruzado anterior na ressonância magnética.
O Prof. Wilson Mello fez uma ampla abordagem sobre todos os critérios que devem ser levados em consideração na tomada de decisões, ressaltando para isso a relevância da avaliação funcional e dos fatores de risco individuais de cada paciente.
Ao final, o Dr. Paulo Araújo, apresentou resultados de pesquisas que estão sendo conduzidas para quantificar a instabilidade rotacional do joelho, no teste do pivot shift.
A reunião foi moderada pelo Prof. Kfuri, moderador da reunião, que ressaltou a importância de combinar diferentes pontos de vista - clínico, radiológico e funcional - para que o paciente receba o melhor tratamento.
O conteúdo desta reunião estará disponível na página www.ortopediausp.med.br, incluindo os videos das apresentações.
Cadastre-se agora no site. Registre em sua agenda as datas de nossas proximas reuniões. Participe conosco.
Sua participação faz a diferença!
Grupo de Cirurgia do Joelho e do Trauma da FMRP-US
VOLTAR